segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Aeroporto Cangapara de Floriano-PI é inaugurado


Na última quinta-feira (04/10), o governador do Piauí Wilson Martins inaugurou as obras do aeroporto Cangapara, no município de Floriano. O aeroporto será a maior alternativa de pouso e decolagem do Sul do Piauí, com pista maior que a do aeroporto de São Raimundo Nonato.

A pista tem 1.800 metros de comprimento com iluminação que pode ser acionada por rádio diretamente pelos pilotos. O terminal possui uma extensão de 54.000 m², pátio para estacionamento das aeronaves com capacidade para comportar três aviões de grande porte, construção  de uma pista para o taxiamento das aeronaves, cerca de proteção e balizamento noturno, permitindo que os aviões pousem em qualquer horário do dia, atendendo a todas as normas e padrões estabelecidos pela Infraero. O investimento foi de aproximadamente R$ 7,8 milhões.



O secretário estadual de Transportes, Avelino Neiva, declarou que o aeroporto é um grande ganho para a cidade de Floriano. “As obras estavam paradas há cinco anos devido a problemas com a empresa anterior que não cumpriu com o cronograma e as metas do contrato, por isso foi necessário se fazer a rescisão. Por iniciativa do governador redobramos o esforço para a conclusão. Fizemos uma nova licitação e a nova empresa concluiu o aeroporto que será o único com balizamento noturno na região centro-sul do Estado”, descreveu.

Neiva explica que todos os vôos que vêm de Tocantins, Bahia, Sul do Maranhão necessariamente passam pela cidade de Floriano. “Por isso este terminal acaba sendo um ponto de alternativa pontual. Além disso, a pista será automática. O próprio piloto aciona via rádio o acendimento dos balizamentos. Tecnologia de ponta”, orgulha-se o secretário.

O governador Wilson Martins afirmou que a cidade de Floriano é um importante pólo da região sul do Piauí e com a inauguração do aeroporto irá destacar-se inda mais.

Floriano representa um grande pólo econômico e de desenvolvimento da região sul. É uma cidade pontual dentro do tráfego aéreo. O Estado já está planejando uma linha aérea que faça o trajeto das cidades de Parnaíba, Teresina, Floriano, Picos e Petrolina”, declarou.

Wilson Martins disse ainda que o Governo do Estado está empenhado em realizar outras obras como na cidade como rodoviária, o porto seco e o hospital. “O porto seco irá alavancar o comércio dentro da região que já está completamente interligada via terrestre com a recuperação das rodovias”, finalizou.

Fonte: CCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário